Breakbulk
Breakbulk
Breakbulk
Break bulk: o que é e quais são os seus benefícios?
A maioria das mercadorias são transportadas por via marítima. Essa modalidade desempenha, assim, um papel vital no comércio global. Mas o modo como a carga é transportada dentro de um navio pode variar consoante as características específicas das mercadorias. Uma das modalidades possíveis é o break bulk – transporte de mercadorias de elevadas dimensões ou peso elevado. Saiba, assim, como funciona este serviço, em que situações se aplica e quais as suas vantagens e desvantagens.
Break Bulk vs. Carga contentorizada
Quando pensamos no transporte marítimo de mercadorias, a imagem que associamos, normalmente, é a de um navio com contentores empilhados. Contudo, nem todos os produtos podem ser acondicionados num contentor devido às suas dimensões ou ao seu peso. Nestas situações, a carga tem de ser transportada em volumes individuais e num outro tipo de navios. Esta modalidade de transporte é conhecida por break bulk.
Diferenças entre as principais modalidades de transporte de carga:
Carga contentorizada (FCL ou LCL):
É a forma privilegiada de acondicionamento de mercadorias no transporte marítimo. Permite não só reduzir danos na mercadoria, como também torna mais rápidas as operações de carregamento e descarregamento dos navios. As empresas que queiram transportar bens em contentores podem fazê-lo através do serviço de contentores de carga completos (full container load, conhecido pela sigla FCL) ou optando pelo serviço de grupagem (less than container load – LCL). Neste último caso, as cargas de diferentes clientes/empresas são consolidadas para completarem um contentor.
Carga rolante (Ro-Ro):
Este segmento específico de transporte refere-se à carga que é embarcada e desembarcada de um navio utilizando as suas próprias rodas (automóveis, camiões). Ou seja, a mercadoria sai da embarcação de forma autónoma. Este tipo de carga é transportada em navios cargueiros roll on-roll off.
Project Cargo (Break bulk):
Neste caso, a carga é acondicionada, não em contentores, mas de maneira individualizada. É também a modalidade usada para transportar mercadorias que não cabem em contentores. Por exemplo, matérias-primas e materiais usados no setor da construção e indústria, como:
Madeira, vigas de aço e ferro e outros materiais;
Componentes de turbinas eólicas;
Hélices de avião;
Motores e equipamentos de grandes dimensões.
As vantagens do break bulk
Entre os principais benefícios desta abordagem, salientamos os seguintes aspetos:
Transporte de bens de grandes dimensões: o break bulk oferece a possibilidade de transportar bens e equipamentos de grandes dimensões, evitando assim que estes tenham de ser segmentados e separados em itens menores.
Acessível à maioria dos portos: nem todos os portos do mundo estão preparados para receber contentores, mas a maioria (mesmo os menos modernos e em países menos desenvolvidos) pode receber a mercadoria em break bulk.
Necessidades do break bulk
Como principais características, destaque para os seguintes pontos:
Exige mais recursos, mais coordenação e mais tempo: devido às suas características, o break bulk é uma modalidade que exige mais recursos humanos e técnicos, uma vez que cada item tem de ser transportado e acondicionado de forma individual. O processo logístico requer também uma coordenação mais aprofundada.
Maior preocupação com a gestão de risco de danos na mercadoria: como no break bulk a carga é acondicionada no navio em volumes individuais, existe uma maior possibilidade de a mercadoria poder sofrer danos.
Oportunidades à vista no break bulk?
Novas oportunidades se perfilam no horizonte e podem contribuir para uma maior dinamização do transporte break bulk. Na verdade, os desafios atuais que o transporte marítimo enfrenta – em particular, no que se refere à limitação da oferta de contentores – está a levar as empresas a procurarem alternativas para transportar as suas mercadorias.